Vídeos

Três Campeonatos Estaduais da FCB estreiam em semana com 46 jogos 23/05/2019

Entre esta quinta-feira (2) até a próxima terça-feira (7) teremos 46 jogos pelos Campeonatos Estaduais de basquete, incluindo a estreia dos três torneios de base que ainda não estrearam: Sub-19 Masculino e Sub-15 Feminino e Masculino. Com isso, apenas os Campeonatos Estaduais adultos, previstos para agosto, ainda não iniciaram.

No Campeonato Estadual Sub-19 masculino são 10 times divididos em duas chaves, uma de seis e outra de quatro clubes. Os grupos jogam entre si turno e returno dois times se classificando no Grupo A e quatro no Grupo B. As seis equipes classificadas disputam um hexagonal final em sede definida pela FCB.

Desde 1995, data de fundação da FCB, o Campeonato Estadual Sub-19 Masculino foi realizado 24 vezes. Os times de Joinville conquistaram 12 títulos, incluindo três dos últimos quatro. Outra cidade que historicamente se destaca na categoria é Blumenau que conquistou sete títulos, sendo o último em 2011. Recentemente, a ADIEE (Florianópolis) é um dos destaques com dois títulos e um vice (2017, 2013 e 2018, respectivamente). Concórdia, Videira e Brusque também têm um título cada na categoria.

Sub-15 estreando

Já pelos Estaduais sub-15 masculino e feminino, a última categoria do projeto Basquete para o Amanhã, serão 41 equipes entrando em quadra (24 no masculino e 17 no feminino). No feminino são três etapas e as equipes jogarão entre oito e 16 jogos na competição, de acordo com seu desempenho. Já no masculino são quatro fases e podem ser entre seis e 20 jogos, de acordo com o desempenho de cada time. Números importantes para a formação dos atletas.

No Campeonato Estadual Sub-15 Feminino, Chapecó é a cidade com mais títulos desde 1995, formação da FCB, com seis títulos, seguida por Jaraguá do Sul com cinco. Porém, a categoria é marcada pelo equilíbrio, tendo dez campeãs diferentes em 24 edições, sendo cinco nos últimos seis anos.
No Campeonato Estadual Sub-15 Masculino, o equilíbrio é grande, mas entre cinco equipes nestes 24 anos de torneio. Times de Jaraguá do Sul e Joinville conquistaram seis títulos cada, enquanto os de Blumenau e Florianópolis têm três. Concórdia com dois e Porto União com um completam a lista.
Mais jogos

Pela 3ª rodada dos Estaduais Sub-12 e Sub-13 feminino e masculino, as categorias mais novas da FCB, serão 18 jogos. Já os Campeonatos Estaduais Sub-17 Masculino e Feminino têm 21 jogos na 4ª semana dos torneios.

Texto: Lucas Inácio / Imprensa FCB
Vídeo: Flavia Zapellini

+ VÍDEOS
Área do Clube Área do Oficial