Vídeos

FCB e clubes definem Campeonato Estadual e demais torneios adultos de 2019 29/04/2019

Santa Catarina contará com 12 equipes masculinas e 8 femininas nos Campeonatos Estaduais Adultos de 2019. A definição foi realizada nesta quinta-feira (25), durante a reunião técnica da Federação Catarinense de Basketball (FCB) com dirigentes dos clubes filiados. Além dos estaduais, foram definidas também a Copa Santa Catarina e a Taça FCB.

O Estadual Masculino 2019 segue a mesma fórmula de disputa de 2018, mas com dois participantes a menos que a última temporada. Serão dois grupos de seis times, chaveados de acordo com o desempenho da última temporada, com isso, o atual campeão Blumenau será o cabeça de chave do Grupo A e o vice Joinville o cabeça de chave do Grupo B. As novas equipes da categoria são C.B. Chapecó, Grande Florianópolis Basket e Univinte / Tubarão.
Quatro times de cada grupo passam para o playoff da segunda fase, disputado em melhor de três. As quatro classificadas disputam um Final Four em sede a ser definida pela FCB. As tabelas e regulamento oficiais serão publicados em breve.

Já o Estadual Feminino tem novidade no formato. Com a diminuição de dez para oito equipes em relação a 2018, a fase de classificação será disputada em grupo único, turno e returno com as quatro melhores classificadas indo para o Final Four, também em sede a ser definida pela FCB. Nesta temporada, as novidades nos participantes são ADLL Lages e Grande Florianópolis Basket.

Taça FCB e Copa SC

O primeiro torneio adulto da temporada será a Taça FCB, com a fase de grupos sendo disputada no próximo mês: 17 a 19 de maio no masculino, 24 a 26 de maio no feminino (sedes a serem definidas). O torneio não conta com as cinco equipes que disputam as ligas nacionais no primeiro semestre (AABJ Joinville, APAB Blumenau, Joinville Blackstar e A.D. Brusque no masculino e B.F. Blumenau no feminino) e permite a participação de atletas não federados, servindo também como torneio teste. Os quadrangulares finais serão entre os dias 6 e 9 de junho.

Já a Copa SC será disputada por todos os times dos Estaduais Adultos com exceção do Basquete Feminino Blumenau, pois sua participação depende dos resultados da Liga de Basquete Feminino (LBF): se estiver nos playoffs da LBF, a equipe não disputa a Copa SC. A primeira fase será entre os dias 28 de junho e 7 de julho e a fase final entre 11 e 14 de julho (datas para o masculino e o feminino).

Sul Brasileiros

Por fim, foram anunciados os formatos dos Campeonatos Sul Brasileiro de clubes, torneio regional que, em 2019, será no Rio Grande do Sul. O torneio masculino será em Caxias com APAB Blumenau e AABJ Joinville representando Santa Catarina, enquanto o feminino será representado por Blumenau. A disputa será em de 5 a 8 de setembro.
Texto: Lucas Inácio / Imprensa FCB
Video: Flavia Zapellini

+ VÍDEOS
Área do Clube Área do Oficial