Noticias

Federação Catarinense de Basketball completa 25 anos nesta terça (31) 31/03/2020 16:37

Quem conhece hoje a o trabalho da Federação Catarinense de Basketball (FCB) com 189 times, mais de 3 mil atletas ativos, 169 oficiais de arbitragem, 1,3 mil jogos disputados (números de 2019), constata que a FCB como uma das federações esportivas com maior estrutura do Brasil. Já é também uma das entidades referências de SC em assistência social, mesmo com pouco mais de um ano de criação da FCB Social que atende regularmente a 100 crianças e idosos em dois Centros sociais, além de apoiar financeiramente 80 entidades filantrópicas via edital. A construção de toda essa estrutura começou há exatos 25 anos, no dia 31 de março de 1995, uma assembleia em Florianópolis mudou a história do basquete de Santa Catarina.

“Após a dissolução da Federação Atlética Catarinense (FAC), entidade que administrava oficialmente até o início da década de 90, as modalidades de basquetebol e vôlei no estado, foi fundada em 1995 a Federação Catarinense de Basketball (FCB). A Fundação da FCB foi realizada na capital catarinense, no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), através de Assembléia Geral Extraordinária, no dia 31 de Março de 1995”, contou o escritor Luiz Augusto Tridapalli Archer em seu livro O Basquetebol em Santa Catarina 95 Anos de História (2010).

A Assembleia Geral Extraordinária teve a presença de sete dirigentes dos clubes fundadores, representantes de outras entidades e do que passou a ser, naquele momento, a diretoria da Federação Catarinense de Basketball, como podemos ler em mais um trecho do livro ( leia mais aqui ).

“Na mesma assembléia foi eleita por unanimidade, para um mandato de quatro anos, a primeira diretoria da Federação Catarinense de Basketball (FCB), sendo composta por: Oscar José Orsi Archer (Presidente) e Luiz Carlos Machado (Vice-Presidente), e o Conselho Fiscal da entidade, sendo os titulares: José Carlos Cardoso (Presidente), André Kowalski Neto, João Kiyoshi Otuki e suplentes: Joaquim Felipe de Jesus, Luiz Alberto Martins e Nelson da Silva Aguiar”.

A primeira sede, localizada no bairro Capoeiras, foi a casa da FCB nos primeiros cinco anos. Em 2000, o então presidente Oscar Archer coordenou a transferência da entidade para a atual sede, localizada no Centro de Florianópolis. No fim de 2009, foi firmada a parceria com a Trimania, tabelinha que perdura até hoje com grande crescimento da modalidade nos anos 2010.

Archer foi presidente até 2019 – hoje é secretário-geral –, ano em que Fábio Deschamps assumiu a missão de coordenar essa história pelo próximo quadriênio. Leia abaixo o texto de agradecimento de Deschamps a toda comunidade do basquete catarinense:

Hoje o Basquete Catarinense está em festa, a FCB faz 25 anos, a nossa FCB! Surgida através das ideias e ideais de Oscar Archer, que por 24 anos conduziu seus rumos, fazendo dela pujante e reconhecida nacionalmente, hoje temos a honra de dar continuidade ao trabalho na Presidência, olhando para a frente, buscando a excelência, sem esquecer de seu brilhante passado.

Agradecemos a todos que por aqui passaram nesses 25 anos e que fizeram o nosso Basquete forte, a nossa FCB gigante. Graças a vocês que escreveram essa linda história é que aqui estamos, trabalhando incansavelmente para que novos 25 anos venham, para que a FCB continue trilhando seu caminho de sucesso na condução do basquete catarinense! Infelizmente forças maiores nos impedem de brindar pessoalmente com todos vocês, mas logo estaremos juntos novamente, fazendo Basquete por toda Santa Catarina!

Aos nossos Colaboradores, muito obrigado por tudo; a nossa parceira Trimania, nossa eterna Gratidao; aos nossos Patrocinadores, nosso respeito por acreditar e nos confiar sua marca; aos nossos Diretores e Conselho, nosso respeito; aos nossos Oficiais de Arbitragem obrigado pela extrema dedicação; aos Clubes filiados e seus Dirigentes, obrigado por acreditar e confiar; aos Atletas, são vocês que fazem o basquete, é por vocês e para vocês que trabalhamos; aos nossos Centros Sociais e seus profissionais, obrigado por nos mostar uma realidade diferente, nos fazer enxergar por uma nova perspectiva!

Parabéns Federação Catarinense de Basketball pelos seus 25 anos, Parabéns Basquete Catarinense!

Texto e arte: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial