Noticias

Clínica de Capacitação de Arbitragem 3x3 inicia com mais de 70 oficiais 13/07/2020 18:18

No último sábado (11), a Federação Catarinense de Basketball (FCB) deu início à Clínica de Capacitação de Arbitragem 3x3 Online para oficiais do quadro da Federação. Ministrado pelo árbitro nacional da FCB, Hélio Augusto dos Santos, este foi o primeiro dos cinco encontros virtuais realizados nas tardes de sábado até o próximo dia 8 de agosto. Ao todo estão inscritos 71 árbitros e oficiais de mesa que assistiram à aula inaugural com as presenças do presidente da FCB, Fábio Deschamps, a coordenadora de Arbitragem da FCB, Dóris Castro, e a coordenadora de arbitragem 3x3 da Confederação Brasileira de Basketball, Fernanda Sá.

“Para mim é bem gratificante ter o trabalho reconhecido, com a indicação da Fernanda da CBB, e a confiança da Federação no meu trabalho. É importante fazer parte do crescimento do esporte já que é olímpico, estamos tentando colocar nos Jogos Abertos e temos que ter um quadro oficial para isso, que realmente conheça as regras do esporte”, falou Hélio dos Santos.

No encontro de abertura foi realizada uma introdução do curso, com características gerais da modalidade, sua história e uma comparação com o 5x5. Nas próximas três aulas serão passadas as regras e no quinto encontro a avaliação teórica. A avaliação prática será marcada posteriormente, tanto para árbitros quanto para oficiais de mesa.

“Meus colegas aceitaram bem, ficaram felizes sabendo que eu seria o professor e se inscreveram. Até falei na apresentação que eu sinto que é uma grande responsabilidade, pois estou ensinando muitas gerações de árbitros: pessoas que me ensinaram a apitar, pessoas que começaram comigo e pego gente da nova geração com grande potencial. Mas estou feliz que muita gente está confiando no meu trabalho”, concluiu o ministrante.

Esta é mais uma iniciativa da Federação Catarinense de Basketball para a promoção e crescimento do 3x3 em Santa Catarina. No início da temporada, foi anunciado o primeiro Campeonato Interligas da modalidade com os campeões das etapas promovidas pelas Ligas Regionais de Basquete. Além disso, a diretoria da FCB já trabalha o planejamento e formalização da modalidade e novidades devem ser anunciadas em breve, tudo com o apoio da Trimania.

Texto e arte: Lucas Inácio

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial